Textos de Segunda: Planos.

Emanuelle Oliveira/Acervo Pessoal

Passado o mês do carnaval, poderemos enfim começar 2021, contra a vontade da galera do “voltas as aulas” e “preguiça de fim de férias”. E agora que a ficha vai cair de que tudo mudou, de que estamos sim diferentes após mais um giro completo na órbita da terra.

Fevereiro é considerado por alguns como o último mês do ano, e efetivamente não estou sabendo lidar muito bem com a incerteza que será viver 2021. Sabe, sinto saudades de fazer planos. De ter férias, de viajar. De poder encontrar os amigos depois do trabalho e curtir a companhia deles. Até saudades do ônibus lotado sem o medo eu já senti.

Encontrar caminhos possíveis tem sido desafiador!

Num momento em que você claramente não tem pra onde correr, investindo em coisas externas, só resta focar em si e fazer boas escolhas pra você mesmo, investindo em seu benefício. Porém, em meio a este processo, tenho me deixado cair na armadilha da comparação. Me deixado sentir que estou atrasada com relação a algo ou alguém ou que deveria fazer as coisas de outro jeito.

Tenho me cobrado em uma escala tão cruel que se torna improdutiva. Não sei você, mas a escritora que vos fala tem uma sabotadora autocrítica de primeira, e a danada é das boas! Me paralisa como ninguém. Parece que estou lidando com o The Rock.

Essa sabotadora é algo que me acompanha há mais tempo do que gostaria. E, no início daquilo que foi um dia a quarentena, resolvi entender o como poderia fazer as pazes com ela, e a resposta foi aterrorizantemente simples: Defina tarefas pequenas e mantenha a consistência nelas!

Creative Commons Zero - CC0

Só que sou consistente em ser inconsistente! Olha eu sendo crítica comigo mesma de novo. E você? Seu olhar crítico sobre si mesmo também preenche seu imaginário de inverdades, só te reforça aquilo que você quer esquecer?

Se tem uma lição que quero levar para março é a sabedoria de uma das minhas piscianas favoritas: “Se eu não tenho nada que eu possa fazer, vida que segue até quando eu puder. Senão é muito sofrido.”

Ela diz também que pisciano tende a ser mais zen... E que possamos todos, ser, neste março:  ativo em tranquilidade e tranquilo em atividade. Isto é, estar atento, sereno e desperto para viver cada instante com atenção e equilíbrio. Pois, segundo o Google, essa é a definição de zen. Sim, sou agitada demais para saber previamente o que era isso, risos.

Boa semana!

Te vejo semana que vem!

Segue a gente no Instagram: @nandacatarcione, @priscilladutrah e @manumoustaches.

E a nossa Fan Page no Facebook: @bmmblogue


Texto: Emanuelle Oliveira

Edição: Nanda Catarcione

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas