Desvendando as metáforas contidas em "Astronauta de Mármore".

Olá galera! 

Site Canal Midi

A música de hoje é um clássico do pop rock nacional da década de 80, chamada "Astronauta de mármore" da banda Nenhum de Nós. 

Essa análise é dedicada a minha irmã Leandra, uma mulher incrível, da qual eu tenho imensa admiração, que me inspira e é uma das maiores incentivadoras  do meu trabalho. Essa é uma canção que marcou a adolescência dela e de muitos de vocês que fazem parte dessa linda geração 80 e 90. 

Mas o que vocês não devem saber, é que essa canção é uma versão da música "Starman" do saudoso e grande artista britânico David Bowie, gravada em 1972. 

O líder da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa, conta que foram muito criticados na época, pois algumas pessoas chegaram a dizer que eles  "assassinaram" o sucesso de Bowie. Mas em 1990, o cantor e compositor londrino, fez um show aqui no Brasil e mencionou com muita alegria a versão brasileira de "Starman", declarando sua satisfação e dando o seu aval positivo à letra de "Astronauta de mármore". 

Site Jornal Hoje em Dia

Essa linda canção fala sobre o imenso desejo do personagem de se livrar do mundo das drogas, fazendo uma metáfora ao cotidiano de um astronauta que tenta superar a solidão que é viver no espaço. 

Vale dizer que essa versão não é uma tradução literal da música de David Bowie, mas segundo os seis integrantes de Nenhum de Nós, que compuseram juntos a letra de " Astronauta de mármore", a canção seria nada mais que uma continuação de "Starman", contando a trajetória do personagem, viajante no tempo Major Tom, que era viciado em drogas.

Site Kboing

Um astronauta que está no espaço, na sua imensa solidão, e se apega na fé em um ser superior para lhe ajudar a não precisar mais do uso das drogas para viver. Ou seja, "voltando mais puro do céu". 


Vamos à letra: 

Site Parágrafo 2

A lua inteira agora é um manto negro...
O fim das vozes no meu rádio...
São quatro ciclos no escuro deserto do céu...
Quero um machado pra quebrar o gelo...
Quero acordar do sonho agora mesmo...
Quero uma chance de tentar viver sem dor...

Na frente dele, só o que se vê é uma vasta escuridão, da qual é muito difícil de sair. As várias faces da Lua não se vê mais, diante de todo aquele deserto de um céu sem as estrelas, totalmente escuro. 

É como um rádio sem locutor, fica só tocando as músicas sem interrupções.

Ele quer retornar a uma realidade onde não há mais dor e que ele possa viver livre sem os efeitos intensos que as drogas lhe causam. Quer uma chance de se libertar e conseguir sair desse abismo e toda ressaca moral que a droga lhe traz.


Site Inspirart.art.br

Sempre estar lá e ver ele voltar...
Não era mais o mesmo mas estava em seu lugar..
Sempre estar lá e ver ele voltar...
O tolo teme a noite, como a noite vai temer o fogo...
Vou chorar sem medo, vou lembrar do tempo, de onde eu via o mundo azul ...

A Terra continua lá no mesmo lugar, assim como o nascer do sol, a claridade que não se consegue ver de onde ele está. 

Ele quer vero amanhecer novamente, que significa a vida sem drogas.

Não se pode ter medo, é preciso coragem para conseguir voltar. Ele chora relembrando o tempo em que ele podia enxergar o azul do céu e um mundo mais leve com coisas boas para se viver. 

Nesse momento ele vê tudo escuro e sente saudades de quando via o céu azul, quando estava na Terra. 

O escuro aqui se refere também ao mundo das drogas. 


A trajetória escapa o risco nu...
As nuvens queimam o céu, nariz azul...
Desculpa estranho eu voltei mais puro do céu ...

Ele voltou do céu, livre das drogas. Fazendo menção a um ser divino que o ajudou.

Site Galeria 9

Na lua o lado escuro é sempre igual...
No espaço a solidão é tão normal...
Desculpe estranho eu voltei mais puro do céu... do céu...

É tanto tempo vivendo naquela escuridão que tudo parece ser normal. Não há nada de diferente, os dias são sempre iguais. 

Segue abaixo o vídeo desse sucesso:


Nenhum de Nós:



David Bowie com Starman:




Espero que tenham gostado!
Até a próxima!

Segue a gente no Instagram: @nandacatarcione e @priscilladutrah.
E a nossa Fan Page no Facebook: @bmmblogue.

Texto: Priscilla Dutra
Edição: Nanda Catarcione

Comentários

  1. Meninas, vcs não tem noção do tanto que me deixaram feliz e emocionada, além de estar “me sentindo”, claro! Rs.....brincadeira. Mas realmente me sinto honrada e surpresa.
    Honrada pois sou fã e admiradora do belíssimo trabalho de vcs e surpresa pois, embora fosse uma adolescente eu cantava essa música com muita propriedade e no fundo não tinha noção que tratava-se de uma experiência sofrida do personagem. Mas fato é que amei conhecer e relembrar os melhores momentos da minha adolescência.
    Ah, agora entendi o pq meu padrasto dizia que conhecia aquela canção.....❤️
    Parabéns, meninas e sucesso 👏🏽👏🏽👏🏽🤟🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada minha linda irmã! Você merece essa dedicação! Agradeço por sempre prestigiar e incentivar o nosso trabalho!!!! ❤️
      Fico muito feliz que tenha gostado, realmente é uma música maravilhosa que muitos gostam mas nem todos conhecem a sua história!
      Ele sempre sabia das coisas né? Hahaha 😭❤️❤️❤️❤️

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas