Textos de Segunda: Descanso.

Emanuelle Oliveira / Acervo Pessoal

Partindo do pressuposto que calor é combustível, o que tem reabastecido as suas energias?

“Valeu, falow, obrigada”! Se me permitem acho que já posso parar o texto de hoje por aqui.

Brincadeiras à parte, não vou te julgar se você me disser que fazer nada tem sido sua fuga favorita ou que maratonar uma série no streaming é o seu momento. Não chegamos nem ao quinquagésimo dia do ano e já precisei pausar o meu sistema operacional por 2 vezes. De me fechar para balanço, sentar com meus papéis e tentar organizar as demandas e expectativas. Ficar em silêncio.

Te confesso que desconectar tem sido a minha rota de fuga. E ao mesmo tempo meu calvário, pois amo falar, me comunicar, sair, ver gente, interagir.  E me dei conta que a parte mais difícil desse ano vai ser vencê-lo sem os meus rolês de fevereiro (bater perna na rua enquanto tomo sol na cara e curto meus amigos).

E o texto de hoje é sobre isso: 

Reconhecer o que te faz bem e o que o seu corpo necessita.

Pois sempre haverá momentos de cansaço e estresse - estranho seria se eles não existissem. E sabendo dessa condição perene é preciso ser capaz de reconhecer os sinais do nosso corpo, o que envolve escutar e se acolher ao invés de apenas ignorar.

A verdade é que requer muita coragem olhar pra si com esse olhar analítico e se permitir descansar. Pois até o ato de descanso passa por uma tomada de decisão (coisa que a maioria de nós detesta). Então essa semana te proponho a refletir sobre quais sinais seu corpo dá quando precisa de uma pausa e o que você faz nestes momentos.

Imagem: iStock / Coluna Viva Bem / Uol

"Poxa Manu hoje é segunda, vou começar a semana agora e você já está me dizendo pra descansar? Preciso é do gás todo pra dar conta dessa semana!" E esse é o nosso maior erro, achar que uma semana é feita só de compromissos externos e obrigações e o seu descanso que se lasque.

- E tô errado? - vocês me perguntam.
E eu respondo: - Sim, está!

É mais fácil limpar o leite condensado entornado na geladeira na hora ou quinze dias depois? Se você já deixou qualquer coisa por limpar depois vai entender o que quis dizer.

Logo, não deixe seu cansaço acumular, escolha se reconectar com as coisas que te fazem bem e te energizam com maior frequência.  E o que faz essa tarefa parecer difícil não é a falta de tempo, mas a falta de clareza. Pois descansar não é só aquela viagem maravilhosa, é também pequenas ações como escutar uma música, dormir mais cedo, ler um livro, assistir um vídeo aleatório na internet, tomar uma xícara de chá depois do almoço, tomar um banho, ligar pra alguém querido.

Só que muitas das vezes não enxergamos o valor que cada uma dessas ações tem. O pulo do gato está em incluir essas pequenas pausas de forma consciente no seu dia a dia, tornar a vida mais leve no agora, e não amanhã ou depois.  Só que “prestenção” descansar é uma coisa, procrastinar é outra.

Abraços de powerbank a você... boa recarga, ops semana!

Te vejo semana que vem!

Segue a gente no Instagram: @nandacatarcione, @priscilladutrah, @manumoustaches.
E a nossa Fan Page no Facebook: @bmmblogue

Texto: Emanuelle Oliveira
Edição: Nanda Catarcione

Comentários

  1. A metáfora do leite condensado foi sacanagem, nosso presidente ama deixar ele entornando. Mas brincadeiras políticas a parte é por ai, temos que produzir descansos genuínos, senão criamos descansos para produzir (Byung-Chul Han já nos alertou sobre isso), o que não deixa de colocar até nossas pausas em uma ordem de produção, perigosíssimo no momento atual que vivemos e nocivo para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Esses leitores perspicazes #amo
    Obrigada Taverna dos Bruxeiros por levantar a questão dos descansos genuínos, eles são realmente necessários e temos cada vez mais dificuldade em praticar. Se tiver sugestões de como ter esses momentos compartilhe conosco. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas