Pais e Filhos: você realmente conhece essa música?
Você conhece essa música?
Tenho certeza que sim. Talvez, já deve ter cantado milhões de vezes esse refrão, tão conhecido e sempre pedido e cantarolado em shows com bandas de rock nacional, festas, rodinhas de violão com os amigos, acampamentos e luaus por todo o Brasil.
Mas você sabe sobre o que essa música fala?
"Escuta! Vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? Porque todo mundo pede música da Legião e fica um auê, entendeu? Essa música é muito, muito séria."
O artista continua o depoimento dizendo que "Pais e Filhos" foi escrita em um momento muito ruim de sua vida, do qual ele não gostava de lembrar, e, por essa razão, preferia tocar outras músicas de seu grandioso repertório. Renato afirma que é desgastante pra ele cantá-la e o deixa bastante preocupado e assustado o fato de as pessoas não perceberem o clima existente no entorno da canção, além do quão sério é o tema por ela tratado.
Uma jovem tinha problema com os pais e cometeu um suicídio. É importante que não banalizem e, muito menos, romantizem a letra de "Pais e Filhos"; mas sim, que façam uma reflexão quanto à importância de sua temática.
Muitos dizem, que a música relata a história real de uma amiga do compositor, que se suicidou em Brasília, mas o poeta nunca confirmou isso. Porém, sabemos que Renato Manfredini Junior, o Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, teve problemas com as drogas, sofria de grave depressão e chegou até a tentar suicídio quando era mais jovem, antes mesmo de descobrir ser HIV positivo. Ainda assim, apesar de todos esses problemas, Legião Urbana tornou-se uma das maiores bandas de todos os tempos e possui fãs que nem chegaram a conhecer Renato em vida! Suas letras trazem sempre uma história e uma mensagem reflexiva, de total importância ao mundo. Embora tenham sido escritas nos anos 80 e 90, permanecem bastante atuais e precisam continuar sendo ouvidas e refletidas por todas as pessoas. Renato Russo era mesmo um cara à frente do seu tempo!
Talvez, parte da juventude que estava na apresentação da Legião, no Programa Livre, tenha ignorado o alerta de Renato. Muitos, ao assistir esse vídeo hoje, dizem que foi desnecessário tudo o que ele falou e chamam de "mimimi", tal atitude. Mas peço, encarecidamente, que você não seja uma dessas pessoas, que escute a canção e reflita sobre a sua letra, com a devida importância e atenção que ela merece.
E vocês, que ainda estão com os seus pais vivos e já tem os seus próprios filhos, lembrem-se de amá-los sempre como se não houvesse o amanhã. Viva o presente, pois o futuro, pode não chegar!
O primeiro Quarta Musical de 2021, traz agora para a vocês a análise da letra de "Pais e Filhos":
Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
"Estátuas, cofres e paredes pintadas... janela do quinto andar", são menções que nos levam a entender que a jovem era de uma classe social mais favorecida. E esse, é o momento em que ela comete o suicídio e inicia-se todo o alvoroço ao redor desse fato, ao questionarem sobre o motivo daquilo ter ocorrido. Algo que, realmente, não é tão fácil de entender.
A partir dessa estrofe, começa uma reflexão sobre a relação entre pais e filhos... Geralmente um tanto conflituosa, por diversas vezes, um não conseguir compreender totalmente o outro.
Dorme agora
É só o vento lá fora
São os pais falando com os filhos, para que eles durmam em paz, e não fiquem com receio do que está acontecendo lá fora. Às vezes é só um vento, que passará rapidamente.
Podemos entender também como uma metáfora a respeito dos problemas que os filhos estejam vivenciando e que os fazem sentir medo, perder o sono.
Quero colo, vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três
Primeiro, temos a fala de uma criança pedindo colo, querendo o aconchego dos pais. Logo em seguida, passa a ser uma criança um pouco mais velha, na pré-adolescência talvez, que após ter conflito com os pais, pensa em sair de casa, fugir de tudo aquilo.
Enquanto crianças, nós queremos a proximidade constante com os pais. Ao crescermos um pouco, já dá vontade de ficar longe deles. Com isso, a gente enxerga o quão complexa é essa relação.
E aí novamente surge a fala de uma criança, pedindo para dormir na cama dos pais, após ter tido um pesadelo. Essa é uma maneira de pedir proteção, pois pra ela, o fato de estar coladinha com os pais a faz se sentir protegida de qualquer mal que a possa atingir. E em seguida, a fala de um jovem que sairá com os amigos, e avisa que só vai voltar para a casa depois das três. Chega a fase de não querer ficar dando muita satisfação aos pais e manter, sempre que possível, a distancia deles.
Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito
Agora, de jovem, aquela criança passa a se tornar uma adulta, e já está pensando no nome que colocará em seus filhos. Sempre, procurando escolher o nome que seja mais bonito e, de preferência, o mesmo de algum santo, para que esta já nasça com uma índole boa e admirável.
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar pra pensar
Na verdade não há
Chegamos ao famoso refrão, que nos deixa um recado simples: não deixe nada para depois, ame agora, fale e faça agora, pois o amanhã não existe, somente o hoje! Vamos aproveitar as oportunidades, as pessoas e a vida que temos neste momento. Procure fazer sempre o bem e amar o próximo, para que não haja nenhum arrependimento depois.
Me diz por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
Os questionamentos que as crianças fazem para tentar compreender esse mundo tão complexo. Elas sempre tem a certeza de que os pais sabem todas as respostas.
São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
E agora, inicia-se uma troca de lugares. Os filhos passam a cuidar de seus pais, quando estes ficam mais velhos ou doentes. Praticamente, eles voltam a se tornar crianças.
São filhos que possuem pais separados. Tem aqueles que moram nas ruas, foram abandonados e sobrevivem na sorte. E também, tem os que trocam de casa e família a todo o momento, que não têm um paradeiro certo, uma estrutura familiar. E os que já moraram em muitas casas, tantas mudanças que nem cabem mais nas suas lembranças. E por fim, os que moram com os pais.
Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Somos tão pequenos como uma gota d'agua e um grão de areia. Devemos aproveitar cada segundo com quem nos cerca e fazer tudo o que tiver ao nosso alcance, para aqueles que amamos. E, principalmente, humildade para reconhecer os nossos erros, pois somos nada, diante da imensidão desse mundo!
Você me diz que seus pais não lhe entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?
Na fase da juventude não conseguimos entender bem o que acontece conosco e ao nosso redor. Temos o hábito de culpar sempre nossos pais por coisas ruins que ocorrem em nossa vida e dizer que eles não nos entendem nunca. Mas o autor quer nos lembrar, nessa última estrofe, que isso é apenas uma fase. Nós também não entendemos os nossos pais. Criar filhos não é uma tarefa fácil. Não tem uma escola ou um curso para ensinar a como ser pais. Tudo se aprende e é construído durante a vivência.
Não podemos esquecer que, seremos eles no futuro. Vamos nos tornar adultos e iremos encarar uma enorme responsabilidade de sermos um exemplo bom para o outro, o tempo todo.
Por isso, precisamos dar o nosso melhor sempre, dia após dia. E jamais nos esquecermos dessa tão antiga pergunta: "O que você vai ser quando você crescer?
Vídeo da fala de Renato Russo, juntamente com a canção "Pais e Filhos", no Programa Livre, transmitido pelo SBT, em 1994.
Conta pra gente quem você queria ser quando você crescesse e se você está sendo esse adulto agora? Vamos conversar nos comentários!!
Até a próxima!
Segue a gente no Instagram: @nandacatarcione e @priscilladutrah
E curte a nossa Fan Page no Facebook: @bmmblogue
Texto: Priscilla Dutra
Edição: Nanda Catarcione
Fonte das imagens do texto:
Imagem 1: Mídia Gospel
Imagem 2: Site Oficial Legião Urbana
Imagem 3: Site Oficial Legião Urbana
Imagem 4: Convite à Saúde
Imagem 5: Site Filosofia
Imagem 6: Site Portal da Família
Imagem 7: Clube Auge
Imagem 8: Gazeta de Toledo
Imagem 9: Site Uma Família Feliz
Comentários
Postar um comentário