A solidão a dois em "Sozinho".
Olá galera!
Hoje nós iremos trazer para vocês a análise de "Sozinho", canção do cantor e compositor Peninha. Originalmente, a música possui uma essência feminina e na verdade se chama "Sozinha", sendo lançada em 1996, pela voz marcante da maravilhosa cantora Sandra de Sá.
Há um fato bem curioso por trás dessa linda canção, pois ela foi inspirada em uma conversa que Clariana, filha de Peninha, teve com o namorado por telefone. O compositor sentiu que a menina, com apenas 14 anos na época, não estava bem e a ouviu discutindo com o seu amado em uma ligação, através da extensão telefônica. Segundo Peninha, foi difícil ver a filha tão mal e se sentindo sozinha, mas sendo um casal de adolescentes ainda, achou melhor não intervir tanto naquela situação. Porém, ele decidiu pegar o violão e escrever uma música, baseada naquela discussão juvenil, que tornou-se o maior sucesso ainda nos dias de hoje.
Clariana contou em um vídeo que fez para o programa Altas Horas, que só ficou sabendo a história daquela canção, quando ela já tinha sido escrita, lançada por três artistas, um sucesso nas rádios de todo o país. Após a gravação de Caetano Veloso, o Peninha enfim resolveu contar em entrevistas o motivo da sua inspiração. A jovem confessa ter ficado bem chateada com o pai por ter invadido a sua privacidade, exposto a sua intimidade e fazer com que todo o Brasil descobrisse que o seu relacionamento estava péssimo. Porém hoje em dia, ela se sente feliz e agradecida pela preocupação que Peninha teve com o seu estado emocional, não havendo mais nenhuma raiva por conta disso, inclusive ajudou a ela perceber que de fato, aquela relação não estava lhe fazendo bem e conseguiu por um fim definitivo ao namoro."Sozinho" foi de primeira rejeitada pelo cantor Fabio Jr, que já havia gravado uma música de Peninha, tornando-se um de seus maiores hits, chamada "Alma Gêmea". Mesmo assim, após ser apresentada por seu produtor musical, Guto Graça Melo, que estava doido atrás de um hit para o artista, Fábio, que talvez estivesse em um dia ruim, disse que a canção não tinha nada a ver com ele e não era isso que ele queria. Acreditando no grande potencial da música, Melo resolveu então oferecer pra Sandra de Sá que, após ouvi-la, aceitou na hora gravar e inserir em seu álbum. A cantora disse que sempre debate quando alguém chega a ela e pergunta: "Ah, vai cantar Sozinho?", ela responde: " Não, eu vou cantar Sozinha, pois a real da música é essa! Tim e Caetano é que cantam 'Sozinho'." E ela está certíssima né?
Peninha estava passando por uma terrível crise financeira na época e disse que "Sozinho", mudou a sua vida para sempre. Sandra de Sá passou a vender 800 mil discos, após a sua gravação, dando um grande impulso em suas vendas. Ela conta que no dia 24 de dezembro, estava dirigindo em um trânsito na Avenida Brasil (RJ), quando recebeu a ligação de Peninha agradecendo pelo maravilhoso Natal que ela proporcionou a ele e à família, fazendo a cantora se emocionar bastante.
Tim Maia ouviu a gravação de Sandra e ligou imediatamente para o Guto Graça Melo dizendo que iria grava-la também. O produtor falou pra ele contar para o Peninha, que nem acreditou quando recebeu a ligação do artista dizendo que queria gravar o seu grande sucesso. Tim gravou no mesmo tom que a Sandra, e Peninha percebeu que sua obra já estava caminhando "sozinha" e ficou assistindo agradecido a esse grande espetáculo que o seu trabalho estava lhe proporcionando.Um belo dia, após ouvir "Sozinha" na voz de Sandra, Caetano disse que precisava grava-la, sem nem saber ainda quem era o compositor. Quando ouviu no rádio que era do Peninha, o cantor ficou ainda mais entusiasmado para grava-la e brincou dizendo que após escutar Tim Maia cantar, ele desistiu da ideia, pois não podia competir com aquela voz "arrasadora". Mas foi realmente só uma brincadeira do artista, pois após a sua gravação, "Sozinho" estourou em todas as rádios do país, proporcionando ao artista a venda de 1 milhão de cópias, número este que ele ainda não havia alcançado e que fez de Caetano Veloso, um cantor popular. O artista ganhou o disco de diamante com a música e pediu que a gravadora produzisse duas cópias do prêmio, sendo uma delas, dada de presente ao Peninha.
Após esse grande sucesso, a música entrou pra trilha sonora da novela "Suave Veneno", ganhou o Prêmio Sharp de 1997, o prêmio Globo de Melhor Música do ano em 1999 e o Troféu Imprensa em 2000. Segundo Peninha, ele vai morrer e essa canção vai ficar e como disse Sandra de Sá: "Sozinha, está muito bem acompanhada".
E está mesmo, pois além desses três grandes artistas, ela já foi cantada pelo Belo, Daniel, Sergio Reis, Fabio Jr e Mastruz com Leite. Peninha disse que a cantora Nely Furtado quando veio ao Brasil, dentre diversas músicas brasileiras, ela escolheu "Sozinha" pra cantar em seu show, o que deixou o compositor muito feliz.
Vamos à letra:
Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
E fico ali sonhando acordada, juntando
O antes, o agora e o depois
À noite, quando o mundo fica silencioso, é aquele momento em que o nosso pensamento anda longe e a gente acaba lembrando do ser amado e em tudo o que envolve a relação com ele. E aí na quietude da madrugada, nos damos conta que o "antes" era maravilhoso, o "agora" já não está mais a mesma coisa e o "depois" é totalmente incerto.
Por que você me deixa tão solta
Por que você não cola em mim
'To me sentindo muito sozinha
"Solidão a dois" é o que tem de pior em uma relação. Você estar com alguém e ao mesmo tempo se sentir sozinha. Ninguém tem que estar preso ao outro, a liberdade de cada um existe e tem que ser respeitada sim. porém quando há indiferença de um lado, torna-se muito angustiante.
Não sou nem quero ser sua dona
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho meus desejos e planos secretos
Só abro pra você mais ninguém
Não é o fato de querer ter você como uma propriedade minha, todos são livres. Mas demonstrar carinho e sentimento de vez em quando é muito bom, é essencial.
A gente se sente tão segura ao lado da pessoa, que somos capazes de revelar todos os nossos sonhos, desejos, planos, tornando-se o outro, nosso maior confidente e amigo.
Por que você me esquece e some
E se eu me interessar por alguém
E se ele de repente me ganha
Mas quando a pessoa deixa de aparecer, com o tempo ela é esquecida. Assim é a vida. E se um outro aparecer mostrando ser tudo o que a gente mais precisa... Adeus passado!
Quando a gente gosta é claro que a gente cuida
Fala que me ama só que é da boca pra fora
Ou você me engana ou não está maduro, yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
Onde está você agora
Se gosta realmente, não deixa pra lá, não abandona.
Dizer que ama pra conquistar não é bom e nem nunca será. A sinceridade é sempre essencial em qualquer relação.
"Onde está você agora?" Tomara que esteja bem, feliz e satisfeito com suas próprias escolhas. Não importa o que o outro faça e o quanto isso nos machuque, desejar o bem ao próximo é divino, faz de nós, seres humanos melhores e evoluídos. Pensem nisso!
Algumas versões com nossos artistas citados no texto:
A incrível Sandra de Sá:
Comentários
Postar um comentário